quarta-feira, 14 de março de 2012

Rede social de pesquisa

Trecho de matéria veiculada no site Ciência Hoje


 "Nova rede social para cientistas vem sendo usada como forma de burlar o tradicional sistema editorial de artigos científicos. 



A ciência tende a ser cada vez mais aberta e coletiva. Influenciadas pela internet, novas iniciativas de publicação e revisão por pares, como o Peerage of Science (tema dereportagem recente), o arXiv e a PLoS, confirmam essa tendência, que começa, aos poucos, a despontar também nas redes socials.


O maior exemplo disso é o ResearchGate, espécie de Facebook para cientistas que já reúne quase um milhão e meio de pessoas pelo mundo, 40 mil só no Brasil, onde chegou no início deste ano.
O objetivo do site é criar perfis acadêmicos de pesquisadores e também servir de local de discussão. Lá, os usuários cadastrados podem apresentar ao mundo sua formação, área de interesse e disponibilizar suas publicações, além de participar de fóruns e comunidades de seu interesse. 
No entanto, seguindo uma tendência de burlar o sistema estabelecido pelas editoras – em que autores esperam, revisores não recebem nada em troca e periódicos, muitas vezes, cobram por acesso e publicação –, membros da comunidade científica vêm usando o ResearchGate para compartilhar artigos fechados e pedir por revisões informais de artigos." Leia mais >>

Nenhum comentário: