domingo, 25 de março de 2012

A maçã de quase todos nós

Reprodução de matéria veiculada no portal Terra.





"Apple amplia vantagem em pesquisa com criadores de apps

Apple cimentou seu domínio como mais popular plataforma móvel entre os criadores de aplicativos, enquanto o Google Android recuou e os aparelhos da Research in Motion sofreram nova queda, de acordo com uma pesquisa trimestral que pode sinalizar as tendências de vendas para aparelhos móveis.
A pesquisa, que pergunta aos criadores de aplicativos sobre seu interesse em criar programas para diferentes aparelhos, demonstra que o Google Android tropeçou ainda que as vendas de aparelhos equipados com o sistema operacional tenham disparado.
A plataforma está se fragmentando porque os fabricantes de hardware estão adaptando-a de maneiras diferentes aos seus aparelhos, enquanto a plataforma da Apple é usada apenas pela fabricante do iPad e iPhone, disse Mike King, estrategista da Accelerator. A empresa, que trabalha com criadores de aplicativos, conduziu a pesquisa em parceria com o grupo de pesquisa de mercado IDC.
"A fragmentação da plataforma, que o Google parece incapaz de conter, está levando a esta queda de interesse", disse King. O interesse dos criadores de aplicativos é um indicativo útil quanto ao apoio a uma plataforma, já que os consumidores se deixam atrair por aparelhos capazes de realizar tarefas específicas, tais como verificar notícias ou preços de ações, registrar a distância percorrida em corridas ou encontrar restaurantes.
Em uma segunda constatação da pesquisa, os criadores de aplicativos disseram acreditar que o grande alcance do Google ajudará sua nova plataforma de mídia social a alcançar o Facebook, um dia. A companhia de buscas lançou o Google+ no ano passado, mas até o momento o serviço não reduziu em nada o domínio do Facebook, que conta com quase 900 milhões de usuários, metade deles com acesso via aparelhos móveis.
Dois terços dos entrevistados antecipam que a disponibilidade de serviços do Google, incluindo Gmail, YouTube e Google Maps, dê à empresa o ímpeto de que precisa para alcançar o Facebook. "O bom relacionamento com os criadores de programas permite que o Google apresente desempenho superior às suas dimensões no campo dos aparelhos móveis e redes sociais", disse King.
Quase 90% dos entrevistados se declararam "muito interessados" em desenvolver apps para o iPhone e iPad; 80% se interessam pelos celulares Android e apenas dois terços pelos tablets Android."

Fonte: Portal Terra

Opinião do notaveisinotaveis: certamente a Google não necessitaria se apoiar em hardware de nenhum fabricante de celular. Se tivesse produzido o seu próprio hardware, como o fez a equipe da maçã, possivelmente não teria uma situação dessas. É muito complicado para quem possui celulares (o que deve ocorrer também para tablets baseados em Android) a atualização dos mesmos face a regras impostas por seus fabricantes. Ora, isso beira ao ridículo. Mais uma vez a equipe da maçã sai na frente e certamente manterá esse distanciamento.

Nenhum comentário: