quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A educação em que plano?

Recentemente lendo uma matéria do blog conversaafiada, para o qual encaminhei um comentário não postado, o Paulo Henrique Amorim  (PHA) surge com a seguinte frase: "Por que ele não contou que a Presidenta acentuou que foi preciso um retirante nodestino se tornar presidente para entender que não há educação sem professores bem pagos ?" (clique aqui para ler a matéria). Entretanto, esquece-se o caro PHA, alguns fatos notórios que assolam o país. Em particular, o descaso para com a educação. Parece algo como contraditório o que se esboça no blog em duas situações distintas. A primeira mencionada anteriormente e a segunda a matéria (chamada) para a falta de condições relatadas pela Professora Amanda Gurgel do RN. Clique aqui para ver o vídeo. Já em 2011 existe uma outra chamada, do mesmo blog, para o que se chamou de choque de gestão para a educação. Leia aqui para tentar entender. E antes que eu esqueça, também aconteceu a matéria em que havia menção para o Plano Nacional da Educação - PNE. Leia aqui a matéria. Ao final, caro leitor, veremos que ninguém vai entender.  Pelo menos, o que transcende para o que parece ser as boa ações do atual governo. 


E vai ficar claro com a seguinte exposição de motivos. Quase todos os dias acesso o blog do PHA (conversaafiada) e muitas vezes observo uma defesa exacerbada do atual governo e do Lula. Nada contra o PHA a quem respeito como profissional e pessoa. Vejamos então o que espera para esse ano sem querer lembrar o passado que foi ainda mais insólito. O orçamento de 2012 tem volume de recursos que de longe se distancia dessa apregoação de benesses que, possivelmente, o governo federal tenta passar. Pois bem, seria interessante informar que desse volume de recursos quase metade (47,19%) vai para o pagamento da juros da dívida enriquecendo os donos de bancos. O restante será assim dividido


18,22% - para previdência
3,98%   - para a saúde
3,18%   - para a educação
0,25%   - para a reforma agrária

Assim, não dá para apoiar o governo que prioriza o pagamento de dívidas em detrimento do social. 

Voltando ao ponto de professores bem pagos (sic!), já é sabido que mais um ano os professores e técnicos-administrativos das universidades federais terão reajustes ZERO. A greve (que será rechaçada pelo judiciário comprado e corrupto) será, certamente, o caminho para mostrar a face oculta do governo que quer mostrar-se social.

Passo, a seguir alguns links de dados apropriados dessa divisão injusta para o povo brasileiro.




Uma recente matéria do P. Lucena (blog acertodecontas) demonstra quantitativamente e qualitativamente os números entre os governos FHC e Lula. E porque não dizer, que agora piorou com a Dilma. Leia aqui a matéria.


Contudo, para não ficar pedra sobre pedra, quem sabe o nobre deputado goiano, Túlio Isac, não consiga "exijir" que se possa valorizar os professores e criar metas concretas e atingíveis para a educação no Brasil. Veja o vídeo do nobre deputado logo abaixo.



Nenhum comentário: